Anitta E Multishow Ofenderam Pessoas Com Hanseníase!!!

Autor: Luciana Luty

Publicada em


Na última terça, 10, em seu programa “Anitta entrou no Grupo”, no canal Multishow, a cantora Anitta fez referência à hanseníase de forma pejorativa e discriminatória ao afirmar: “Eu queria dizer que minhas amigas são muito amigas mesmo. Só convido gente que eu amo, não convido gente hanseníase”.

Além desse, outro vídeo da cantora foi divulgado em seus stories do instagram, que conta com dezenas de milhões de seguidores com conteúdo semelhante, usando da doença de forma pejorativa.

Após pedido de retratação por parte do Movimento das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (MORHAN) e abaixo assinado de milhares de brasileiros no mesmo sentido, Anitta se retratou em sua página oficial do Facebook, alegando que se confundiu referindo-se a “pessoas hanseníases” quando teria querido dizer que não convidaria pessoas das quais tem “ranço” para o seu programa.

Entretanto, em que pese os esforços positivos da cantora em divulgar um cadastro de voluntários à causa, gesto que temos certeza que irá inspirar muitas pessoas, não se retira o fato de a discriminação – ainda que culposa, admitamos para o debate – tenha sido proferida em programa assistido por um número incontável de pessoas, sem contar sua conta do instagram de alcance monumental. Não entremos no mérito se foi ranço ou hanseníase, uma vez que o fato é que a cantora tem cerca de 27 milhões de seguidores em suas redes sociais e a declaração feita por ela ofendeu as pessoas atingidas pela hanseníase, que lutam diariamente para superar o preconceito.

Gíria ou não, esse tipo de brincadeira de péssimo gosto feita por pessoas com grande repercussão na mídia servem apenas para reforçar estigmas e estereótipos sobre grupos de outras pessoas que sempre sofreram preconceito e discriminação. A hanseníase é uma doença curável que só existe no Brasil em razão da omissão do estado na adoção de políticas públicas eficientes para a erradicação de suas causas. Vale lembrar que todo ano são registrados milhares de novos casos de hanseníase no Brasil, fazendo do país o 2° com mais quantidade de pessoas atingidas pela doença.

Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco