Ar condicionado em minutos: faça o seu com garrafa pet - Realidade em FocoRealidade em Foco | Notícias de José de Freitas e Região
BUSQUE NO REALIDADE EM FOCO
Postado em: 25/11/2015

Ar condicionado em minutos: faça o seu com garrafa pet

arcondic

Em épocas de calor intenso é uma prioridade ter uma alternativa para se refrescar. Pensando nisso, vamos te ensinar a melhorar o clima da sua casa de um jeito bem criativo e barato!

Com uma pilha de 9 volts, um cooler para computador, gelo e uma garrafa pet de 3 litros, você pode dar forma a uma poderosa engenhoca que servirá para substituir os caros ar-condicionados. Confira o passo a passo:

Materiais necessários

Comece demarcando a garrafa pet

Nesta primeira etapa, você deve demarcar com uma caneta para CD o local em que o cooler vai se encaixar. A marca deve estar 4 dedos acima da parte inferior da garrafa. Segure o cooler de 12 volts sobre a garrafa pet, e contorne o objeto com a caneta, que irá formar um quadrado.

Faça cortes nos locais certos

Usando um estilete ou canivete, corte o espaço que demarcado pela caneta. Nele, será instalado o cooler. Após isso, siga para a ponta da garrafa. Ela precisa ser cortada até 1 cm abaixo do fim de sua curvatura. Se preferir, meça esta distância com uma régua para que não ultrapasse o limite. Corte toda a circunferência da parte de cima, mas não a descarte, você ainda vai precisar dela!

Instale o cooler

No corte quadrado feito na garrafa pet, você encaixará o cooler. Conforme for ajustando, perceberá que ele se encaixará no lugar perfeitamente, sem precisar de qualquer material para colar.

Instale a pilha

Agora é a vez de posicionar a pilha de 9 volts que alimentará a energia do cooler, fazendo o ar condicionado funcionar. Com uma fita adesiva mais resistente, como a isolante, posicione a pilha na parte exterior da garrafa, do lado oposto ao encaixe do cooler e coloque um pedaço de fita adesiva em cima, de modo que ela fique bem fixada na garrafa.

Conecte a bateria e o cooler

Há duas possibilidades: você pode interligar a bateria e o cooler por meio do conector de bateria de 9 volts – indicado por servir de interruptor – ou fazer a ligação direta dos dois fios conectores do cooler diretamente nos polos da bateria. O fio preto deve ser conectado ao polo negativo – que também é o fio preto – e o vermelho ao polo positivo – fio vermelho. Existe uma indicação na bateria para o negativo e o positivo.

A conexão através do conector de bateria é bem simples também: basta entrelaçar os polos iguais. No final, reforce a junção dos fios com fita adesiva. Com isso a parte elétrica está pronta.

Como funciona a refrigeração

Lembra do bico da garrafa que foi cortado? Ele será encaixado invertido, como um funil, dentro da garrafa, porém faça isso com cuidado para que a garrafa pet não dobre.

Depois, você deve providenciar um dos elementos mais importantes para o funcionamento do seu ar condicionado: o gelo. Deposite os cubos no funil que o bico da garrafa formou. Está pronto!

Seu funcionamento é semelhante ao de uma geladeira. A parte mais gelada fica na parte de cima, que resfria o ar e tende a descer. No caso deste ar condicionado, o ar é enviado para fora do cooler, resfriando automaticamente o ambiente em que está inserido e amenizando a temperatura.

Conforme o gelo for derretendo, basta repor e eliminar a água acumulada no fundo da garrafa.

Muito simples, não? Com um desses por perto, os dias próximos prometem ser mais frescos. Gostou? Conte pra nós nos comentários!

Ficou com dúvidas sobre como fazer? Aprenda mais detalhadamente no vídeo abaixo:

Fonte: Manual do mundo

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







Realidade em Foco

Realidade em Foco