Confira a história e a programação dos festejos de São Raimundo Nonato, em União

Autor: Luis Silva

Publicada em


Há 90 anos, em 1924, o Sr. Raimundo de Sousa Fortes trouxe para a cidade de União uma imagem de São Raimundo Nonato: um crédito para pagamento de uma promessa. Nesse mesmo ano, para consumar a promessa, foram rezadas as novenas que, na verdade, são nove encontros para orações em homenagem ao santo e para agradecimentos pela(s) graça(s) recebida(s), começando no dia 22 de agosto. E, após o último dia de novena, em 31 de agosto, realizou-se a procissão pelas ruas empoeiradas da cidade. A partir daí, ano após ano, o evento religioso crescia em número de devotos, chegando rapidamente a superar as festas da padroeira da cidade, Nossa Senhora dos Remédios, que acontecem no mês de outubro.

Com a tradicional noite dos vaqueiros, celebrada no dia 29, os festejos de São Raimundo Nonato, em União, se transformaram na maior festa religiosa do Piauí. Hoje, 21 de agosto de 2014, dar-se-á a abertura oficial dos festejos de São Raimundo Nonato, que apresentam, além da programação oficial da Igreja para o novenário, vasta programação artística sob a coordenação da Fundação Cultural José Benício para o deleite daqueles que marcam encontros ou se reencontram na Praça da Matriz.

Mas o que eu queria ressaltar mesmo é que, embora sendo a maior festa religiosa do Piauí, o Santo, considerado como o “Glorioso São Raimundo”, nas palavras poéticas do músico e compositor Jaime Bona, autor do Hino a São Raimundo, não dispõe de uma Igreja em sua homenagem. Desta forma, divide com Nossa Senhora dos Remédios, a Padroeira da cidade desde 1853, espaços na Igreja Matriz. E por falar na Igreja Matriz, o Pároco devolveu-lhe a cor original, revestindo as suas paredes e torres de um azul celeste, com detalhes em branco. Ficou muito diferente dos moldes dos templos que se vêem por aí. Ficou tudo muito bonito, numa profusão de imagens que ligam o céu (as camadas azuis da atmosfera) ao látex azul da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios.

Autor: Lourival da Silva Lopes

União 1

União 2

Uniao 4

José Santana Carneiro para o Realidade em Foco






Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco