Estudantes de José de Freitas se preparam para o 1º dia de provas do Enem 2017

Autor: Alexandre Gomes

Publicada em


Estudantes de José de Freitas participarão do 1º dia de provas do Enem 2017, este ano a Prefeitura Municipal realizou em parceria com alguns Professores duas Mega Revisões, especialmente para aqueles estudantes que não tinham como pagar cursos preparatórios. Escolas como Antonio Freitas, Agripina Portela, Pedro Freitas, Carlota Freitas dentre outras receberão os estudantes nos dias 5 e 12 de novembro. No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos, redação e ciências humanas. Já no segundo dia 12, serão as provas de ciências da natureza e matemática.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano terá disponíveis 67 mil detectores de metal, um para cada 100 participantes. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), esse número garante a vistoria dos participantes na entrada e na saída de todos os banheiros das 13.632 coordenações de local de aplicação.

Sair-se bem na redação do Enem é um diferencial que pode definir o futuro do estudante.

Seguem abaixo as apostas dos professores para o tema da Redação do Enem 2017.

Homossexualidade - LGBT - Gay

Casal homossexual (ilustração)

1 – Homotransfobia

Os três professores apostam nesse tema. O Brasil é o país que mais mata LGBTs. O aluno pode ser convidado a falar sobre o papel da sociedade nessa questão, o projeto de lei que transforma homofobia em crime, a visibilidade trans. Ou ainda, em um espectro mais amplo, novas formas de representação familiar.

2 – O Brasil que envelhece

Uma oportunidade para dissertar sobre os direitos dos idosos, a reforma da previdência e como assegurar um envelhecimento digno aos brasileiros.

3 – Combate à violação dos direitos das crianças e dos adolescentes

Houve uma campanha do governo federal na mídia ao longo do ano,, tendo sido criado um aplicativo para denúncia de exploração sexual. Maus-tratos e abandono também passam por esse tema.

4 – Bullying

Como lidar com essa questão, que tem feito aumentar o suicídio entre os jovens e a violência nas escolas, com casos frequentes aparecendo na mídia ao longo do ano.

5 – Consumo sustentável

Meio ambiente é um tema que costuma aparecer no Enem, a professora do Objetivo aposta que a apresentação de formas mais conscientes de consumir é a abordagem mais provável de ser escolhida pelo Enem.

Fonte Ascom e Mec





Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco