Estudantes fazem manifestação em José de Freitas reivindicando educação de qualidade

Autor: Luis Silva

Publicada em


Os alunos da Escola Estadual Governador Pedro Freitas, na Avenida Governador Lucídio Portela, na cidade de José de Freitas-PI, a 48 km da capital do Piauí (Teresina), fizeram uma manifestação na referida escola e depois saíram pelas ruas da cidade, na última quinta-feira (28 de setembro de 2017), cobrando melhoria na qualidade de ensino da escola e a reforma do prédio.

Segundo os manifestantes, há vários anos, a Escola Pedro Freitas, onde funciona o Ensino Médio não é reformada e não recebe uma atenção digna do Governo do Estado, pois até hoje (29 de setembro de 2017) a escola não foi climatizada e os alunos sofrem com a alta temperatura.

1

A paralisação na Unidade Escolar Pedro Freitas promovida pelos alunos da referida escola começou tímida, mas depois ganhou força com o envolvimento de educadores e entidades envolvidas com a Educação do Estado.

2

Faixas, cartazes, carro de som, tambores e apitos foram ferramentas utilizadas pelos manifestantes para chamar à atenção da população e dos órgãos gestores da educação em José de Freitas e no Estado.

3

Os estudantes fizeram a manifestação nesta quinta-feira (28 de setembro) porque estão cansados de esperar por uma reforma na Escola Pedro Freitas e até hoje (29 de setembro de 2017) não receberam nenhuma reposta do Governo do Estado que satisfaça a condição dos alunos estudarem com conforto.

4

Os alunos reivindicam melhorias na escola, com um ensino de qualidade e que a mesma seja climatizada. Segundo eles, a escola já é quente em seu natural e em períodos de altas temperaturas fica impossível a concentração deles nas aulas.  Os estudantes afirmam que as são de aulas têm ventiladores, mas não têm condições de refrescar as aulas, pois os ventiladores que funcionam nas salas não suprem a necessidade deles (estudantes).

5

O transporte escolar, como a maioria dos alunos residem na zona rural e dependem de transporte para assistirem as aulas, o Governo do Estado contratou este transporte, mas a falta no repasse para a empresa responsável por este serviço, muitas das vezes os ônibus não fazem o transporte dos alunos prejudicando os mesmos nas referidas aula e sem falar no estado precário dos ônibus que deixam os alunos em péssimo estado ao chegarem na escola.

6

Os alunos estão reivindicando ainda a reforma de uma quadra de esportes que existe na escola, há muito tempo, e que hoje já se encontra em estado de degradação e precisando também de uma cobertura, pois os alunos não têm um espaço adequado para a pratica de uma atividade física e outros eventos.

7

A presidente do SINTE Estadual, professora Paulina Almeida, juntamente com a coordenadora do núcleo de José de Freitas-PI, Gorete Carvalho participaram da manifestação, dando apoio aos alunos em suas reivindicações. Quando os alunos pararam na Praça Governador Pedro Freitas, no Centro de José de Freitas, as representantes do SINTE promoveram discurso onde ressaltaram os direitos dos estudantes e as obrigações das autoridades.

8O ex-prefeito de José de Freitas-PI, professor Pedro Paulo Macedo da Rocha que se fazia presente também relatou as atitudes dos alunos, parabenizando-os, já que ele conhece a entidade de ensino a qual os alunos se referem. Pedro Paulo durante vários anos foi professor da Escola Pedro Freitas, para aonde os estudantes estão reivindicando melhorias.

9

Os alunos estão reivindicando ainda a qualidade da merenda escolar, pois eles alegam que  por morarem bem distante da cidade, saem de suas casas muito cedo e  mal alimentados e esperam até às 15 horas para serem alimentados pelo lanche que lhes são servidos, mas que este lanche é insuficiente porque só chegam a suas residências de volta da escola por volta das 19 horas, já com muita fome. Assim, os alunos exigem uma atenção maior e assistência por parte do Governo do Estado, assim como também  uma reforma por completo na Unidade Escolar Governador Pedro Freitas.

Paralisação-004

Fotos: JF News






Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco