Governo lança primeiro vestibular da Universidade Aberta do Piauí

Autor: Luis Silva

Publicada em


UAPI vai oferecer em seu primeiro vestibular 3 mil vagas no ensino superior para o curso de Bacharelado em Administração distribuídas em 60 municípios de todas as regiões do estado do Piauí. O lançamento do edital foi feito, no Palácio de Karnak pelo governador Wellington Dias e instituições que compõem a UAPI: Universidade Estadual do Piauí – UESPI; Secretaria Estadual de Educação – SEDUC; Fundação de Amparo à Pesquisa do Piauí-FAPEPI e Coordenadoria de Educação por Meio de Mediação Tecnológica.

Durante a solenidade, o governador Wellington Dias, a secretária de Educação, Rejane Dias e o reitor da UESPI, prof.dr. Nouga Cardoso Batista ressaltaram a importância da data como marco histórico para a educação no processo de universalizar o ensino superior gratuito no Estado do Piauí. “É um momento histórico não somente para o Piauí, mas para o Brasil. Me perguntaram qual a maior obra do governo e eu respondo é a educação”, disse Wellington Dias.

A secretária de Educação Rejane Dias enfatizou que os esforços da SEDUC estão centrados na estruturação dos 60 polos onde irão funcionar os cursos. “Hoje estamos dando um passo essencial para a realização do sonho do governador de universalizar o ensino superior no Piauí. A Seduc está trabalhando para montar a estrutura dos polos, utilizando em algumas cidades espaços de escolas estaduais, este trabalho será contínuo de estruturação e construção destes espaços”.

O reitor Nouga ressaltou que a ampliação do ensino superior público e gratuito é uma vitória para o povo piauiense. “Hoje é um dia memorável para a universalização no ensino superior no Piauí realizado por inspiração do governador e com o esforço institucional das entidades envolvidas. Todos nós piauienses estamos de parabéns por esta expansão do ensino superior”.

Estavam presentes na solenidade ainda como representantes da UESPI, a pró-reitora de Ensino e Graduação, Profa. Dra. Ailma do Nascimento Silva; o pró-reitor de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários, prof.dr Raimundo Dutra; o diretor geral do Núcleo de Educação a Distância – NEAD/UESPI prof. Dr Arnaldo Brito e a diretora adjunta do NEAD, prof. especialista Laura Torres.

Conforme explicou Arnaldo Brito, a UESPI, através do NEAD é a instituição responsável pelo projeto e funcionamento pedagógico da UAPI. “Com a experiência de 11 anos em educação na modalidade à distância, o NEAD compõe a UAPI com a missão de levar ensino superior a todos os municípios do Piauí. E a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior, a CAPES, fará o controle acadêmico dos alunos matriculados na UAPI”.

O governador e a secretária de Educação parabenizaram o empenho da UESPI para a concretização do projeto da Universidade Aberta do Piauí. “Gostaria de parabenizar todos os que estão imbuídos neste mesmo propósito. Parabenizar a UESPI, nós nos orgulhamos dos homens e mulheres que atuam na educação superior”, disse Rejane Dias.

UNIVERSALIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR

A universalização do ensino superior é uma meta do governo do estado para ser cumprida no ano de 2018 com a realização do segundo vestibular da UAPI com abertura de mais 76 polos. “Com este vestibular estamos completando 147 municípios com ensino superior, o que representa 65 por cento dos municípios piauienses. Não tem nenhum estado brasileiro que tenha estas condições”, anunciou Wellington Dias.

Ainda no seu pronunciamento, o governador ressaltou a qualidade dos cursos oferecidos pela UAPI. “A modalidade de ensino será a presencial com mediação tecnológica, onde o aluno estará presente na sala de aula acompanhado por um tutor e as aulas ministradas por professores com doutorado serão transmitidas da capital Teresina para todos os 60 polos. O professor é que é a distância e o aluno presencial”, explicou.

UNIVERSIDADE ABERTA DO PIAUÍ

A UAPI, criada através de decreto n 16.933 de 16 de dezembro de 2016, é um programa de ensino voltado para o desenvolvimento da modalidade de educação a distância com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no Estado do Piauí, por meio de estratégias de inovação tecnológica.

O programa vai atuar na oferta de cursos superiores, tecnológicos, de graduação e de pós-graduação, todos apoiados em metodologias que utilizem as tecnologias de informação e comunicação.

A instituição está integrada ao Sistema de Universidade Aberta do Brasil – UAB e já possui autorização da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior – CAPES para funcionamento dos novos polos.

VESTIBULAR

As inscrições para o primeiro vestibular da UAPI ocorrerão entre os dias 26 de junho a 07 de julho no site do Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos da UESPI – NUCEPE; as provas serão realizadas no dia 06 de agosto e as aulas iniciarão ainda no segundo semestre deste ano.

Cinquenta por cento das vagas serão destinadas a candidatos que cursaram o ensino fundamental e médio em escola pública. As inscrições serão gratuitas para os candidatos oriundos da rede pública de ensino no Estado do Piauí ou bolsistas de escolas privadas e para aqueles que comprovarem insuficiência de recursos financeiros amparados pela Lei Ordinária nº 5622 de 2006. Para os demais candidatos será cobrada a taxa de 30 reais.

CRONOGRAMA

Lançamento do edital – 14.06.17

Inscrições – 26.06 a 07.07.17

Última data para pagamento da taxa de inscrição – 10.07.17

Prazo final (data de postagem) para envio de documentação dos candidatos que pleiteiam isenção da taxa de inscrição e Sistema de Reserva de Cotas – 10.07.17

Resultado das inscrições deferidas para candidatos que pleitearam isenção da taxa de inscrição – 17.07.17

Pagamento da taxa de inscrição para candidatos que pleitearam isenção de taxa de inscrição e tiveram suas inscrições indeferidas – 18.07.17

Homologação das inscrições de candidatos cotistas – 24.07.17

Disponibilização do cartão de informação na internet – 25.07.17

Realização da prova escrita objetiva- 06.08.17

Divulgação do gabarito preliminar – 07.08.17

Recursos contra questões da prova escrita objetiva – 08 e 09.08.17

Resultado dos recursos contra questões da prova escrita objetiva – Até 15.08.17

Divulgação do resultado final – Até 30.08.17

 

 

Fonte: Com informações da Assessoria de Comunicação – UESPI

 






Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco