HGV realiza mutirões de cirurgias em Teresina no sábado (22)Realidade em Foco | Notícias de José de Freitas e Região
BUSQUE NO REALIDADE EM FOCO
Postado em: 21/04/2017

HGV realiza mutirões de cirurgias em Teresina no sábado (22)

hgv

O Hospital Getúlio Vargas (HGV) realiza, neste sábado (22), dois mutirões cirúrgicos nas áreas de oftalmologia e otorrinolaringologia, com previsão de beneficiar 27 pessoas com cirurgias de catarata senil e 19 crianças com procedimentos de amigdalectomia (retirada das amígdalas), adenoidectomia (retirada da adenoide) e adeno-amigdalectomia. Mais de 470 pessoas já foram beneficiadas pelos mutirões do HGV em diferentes áreas médicas, em 2017.

A diretora-geral do HGV, Clara Leal, diz que o objetivo dos mutirões é agilizar o atendimento de pacientes em diversas especialidades. “As ações, que contam com o apoio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), têm reduzido o tempo médio de espera por procedimentos que, na rede pública, somente são feitos pelo HGV e que apresentam grande  demanda”, explica a gestora.

Na especialidade de oftalmologia, todas as cirurgias programadas são para tratamento da catarata senil, que é o embaçamento da parte do olho chamada cristalino. O único tratamento é o cirúrgico, onde o cristalino é substituído por uma lente. Nesse procedimento, não há necessidade de internação do paciente.

O coordenador da Clínica de Otorrinolaringologia do HGV, Bernardo Cunha Filho, esclarece que os mutirões servem para reduzir a fila de crianças que precisam de cirurgia nessa especialidade. “A maioria apresenta quadro de transtorno respiratório, observado, principalmente, durante o sono por meio do ronco, acompanhado de episódios de apneia. Nosso esforço é para dar uma melhor qualidade de vida a essas pessoas”, enfatizou o médico.

Hemodinâmica

Nesta sexta-feira (21), feriado do Dia de Tiradentes, o Serviço de Hemodinâmica programou duas embolizações de aneurisma cerebral, procedimento que somente o HGV faz na rede pública de saúde do estado.

Fonte: Com informações do Portal do Governo

 

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *







Realidade em Foco

Realidade em Foco