Papa saúda Dilma e Brasil ao cruzar espaço aéreo do País

Autor: Luis Silva

Publicada em


O papa Francisco mandou uma mensagem de voz à presidente Dilma Rousseff (PT) e ao povo brasileiro nesta quarta-feira, quando deixou o Equador e entrou no espaço aéreo do País em direção à Bolívia.

 

 Foto: Max Rossi / Reuters
“Que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz”, disse o papa

Foto: Max Rossi / Reuters

Na mensagem, o papa afirma ser “muito grato” em poder “renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro” e diz que pede “abundantes graças” a Dilma e à população.

“Excelentíssima senhora Dilma Roussef, presidente da República Federativa do Brasil, Brasília. Ao sobrevoar o território brasileiro para dar início à minha visita pastoral à Bolívia e ao ao Paraguai, é muito grato desejar um cordial ‘saludo’ a vossa excelência e renovar a aproximação e afeto pelo povo brasileiro, para quem eu peço ao Senhor abundantes graças. E que vocês possam progressar os valores sociais e espirituais, aumentando o compromisso pela justiça, solidariedade e paz. Atentamente, papa Francisco”, disse o pontífice (ouça o áudio aqui ).

“Vou recordar para sempre”
A mensagem foi recebida por volta das 17h (horário de Brasília) de quarta, quando o papa estava próximo à cidade de Nova Vida, no Amazonas. As palavras foram captadas pela controladora de tráfego aéreo da Força Aérea Brasileira, Sargento Karoline Santos, que serve há quatro anos.

“Nunca esperava passar por uma situação como essa. No nosso trabalho controlamos todas as aeronaves com o mesmo padrão, mas quando há pessoas importantes a bordo como o papa, é muito emocionante. Foi muito gratificante”, ressalta a Sargento Karoline Santos. “Vou recordar desse momento para sempre”, complementou a militar, de acordo com informações divulgadas pela Força Aérea Brasileira (FAB).

Sala de controle aéreo da FAB
Sala de controle aéreo da FAB

Esta é a segunda ocasião em que Francisco visita a América Latina desde que assumiu a Igreja Católica, em março de 2013 – naquele mesmo ano ele veio ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude. Para a visita de 2015, o papa escolheu Equador, Bolívia e Paraguai; em setembro ele deve visitar Cuba e os Estados Unidos; Argentina, Chile e Uruguai ficaram para 2016.






Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco