Pescadores de José de Freitas receberão o seguro defeso a partir do dia 15 de dezembro

Autor: Luis Silva

Publicada em


A Gerência Executiva do INSS no Piauí começa a atender, na próxima segunda-feira (21), os requerimentos de seguro-desemprego do pescador artesanal, o seguro-defeso. No Piauí são cerca de 32 mil requerimentos, a maioria nas cidades de Parnaíba e Luís Correia.

Em José de Freitas são mais de 1500 pescadores cadastrados na Colônia dos Pescadores, Sindicato dos Pescadores e Associação dos Pescadores. Nenhum dos cadastrados recebeu o Seguro Defeso referente ao ano passado.

Em José de Freitas o INSS vai disponibilizar um funcionários para cadastrar aqueles pescadores que tem direito no seguro, e de acordo com informações passadas a nossa reportagem, o prazo máximo para o início do cadastramento é dia 15 de dezembro.

Foto JFagora
Foto JFagora

O seguro-defeso é uma assistência financeira temporária concedida aos pescadores profissionais artesanais que, durante o período de “defeso”, são obrigados a paralisar a sua atividade para preservação da espécie.  Para ter direito o pescador deve comprovar que exerce a pesca de maneira ininterrupta, seja sozinho ou em regime de economia familiar.





Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco