Suicídio na Sociedade; entenda !!!

Autor: Alexandre Gomes

Publicada em


Taxa de suicídios no Estado do Piauí esta acima dos 43%, maior do que a média nacional.

Estudo mostra que Piauí tem taxa de 7,6 casos para cada 100 mil habitantes; Índice é quase o dobro da média nordestina.

Os últimos dados divulgados pela Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi)  com números sobre mortes provocadas por suicídio, o estado possui Taxa Bruta Mortalidade Especifica por Suicídio 43% maior que a média nacional. Enquanto no Brasil a taxa é de 5,3 mortes por grupo de 100 mil habitantes, no Piauí esse indicie chega a 7,6 mortes, considerando dados de 2014, quando traz esses dados para 2016 os números são mais alarmantes. Em José de Freitas muitas pessoas conhecidas de nosso meio acabaram tirando a própria vida, onde podemos citar há cerca de 12 anos o Radialista Alexandre Santiago, o idoso Felisberto e agora mais recente o Radialista Joaquim Neto dentre muitos outros casos.

1. O comportamento

O comportamento suicida normalmente surge como consequência de uma doença psicológica não tratada, como é o caso da depressão severa, síndrome do estresse pós-traumático ou esquizofrenia, por exemplo.

Este tipo de comportamento tem sido cada vez mais frequente em pessoas com menos de 29 anos, sendo uma causa de morte mais importante que o vírus do HIV, afetando mais de 12 mil pessoas, por ano, no Brasil.

No entanto, este é um tipo de comportamento que pode ser evitado, especialmente quando os familiares ou amigos da pessoas conseguem identificá-lo e ajudar a pessoa. Isto porque, na maior parte dos casos, a pessoa já não é capaz de identificar outras soluções para a crise emocional que está passando.

 Como identificar um comportamento suicida

2. Mostrar tristeza excessiva e isolamento

Estar frequentemente triste e sem vontade para participar em atividades com os amigos ou fazer o que se fazia antigamente são alguns sintomas de depressão, que, quando não tratada, é uma das principais causas do suicídio.

Normalmente, a pessoa não consegue identificar que está com depressão e acha apenas que não está sendo capaz de lidar com as outras pessoas ou com o trabalho, o que, ao longo do tempo, acaba deixando a pessoa desanimada e sem vontade para viver.

3. Sofrer alterações de comportamento ou visual

Uma pessoa com ideias suicidas pode comportar-se de forma diferente do habitual, falando de forma diferente, deixando de conseguir entender o humor de uma conversa ou, até, participando em atividades de risco, como utilizar drogas, ter contato íntimo desprotegido ou dirigir a grande velocidade.

Além disso, como na maioria das vezes já não existe interesse pela vida, é comum que se deixe de dar atenção para a forma como se veste ou se cuida, utilizando roupa velha, suja ou deixando crescer o cabelo e a barba.

4. Fazer ameaças de suicídio

A maior parte das pessoas que estão pensando em suicídio irão informar um amigo ou familiar das suas intenções. Embora esse comportamento, muitas vezes, seja visto como uma forma de chamar a atenção, nunca deve ser ignorado, especialmente se a pessoa está vivendo uma fase de depressão ou de grandes alterações na sua vida.

Como identificar um comportamento suicida

Como ajudar alguém com comportamento suicida

Quando se suspeita que alguém pode estar com pensamentos suicida, o mais importante é demonstrar amor e empatia por essa pessoa, tentando entender o que está acontecendo e quais os sentimentos associados. Por isso, não se deve ter medo de perguntar para a pessoa se ela está se sentindo triste, deprimida e, até se está pensando em suicídio.

Depois, deve-se procurar ajuda de um profissional qualificado, como um psicólogo ou psiquiatra, para tentar mostrar à pessoa que existem outras soluções para o seu problema, que não o suicídio. Uma boa opção é ligar ara o Centro de Valorização da Vida, ligando para o número 141, que se encontra disponível 24 horas por dia.

Saiba como agir perante uma tentativa de suicídio, caso não seja possível preveni-la em: Primeiros socorros na tentativa de suicídio.

Fonte: Tua Saúde Sesapi





Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco