Vídeo: vereador Tiago Pinto encabeça luta contra extinção da Barragem do Bezerro

Autor: Luis Silva

Publicada em


O vereador Tiago Pinto  (PP) resolveu encabeçar na noite da última terça-feira (18/04), durante a sessão na Câmara Municipal de José de Freitas, uma luta contra  a extinção da Barragem do Bezerro.

O parlamentar está pedindo ao prefeito Roger Linhares (PP) e ao Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado (SEMAR), Luiz Henrique, que notifique os proprietários dos açudes que hoje represam águas que deveriam chegar a Barragem do Bezerro.

Um ofício foi aprovado pela Câmara e requer a notificação dos donos de pequenos açudes, a fim de que seja discutido um entendimento sobre o represamento irregular dos afluentes da referida barragem, que mesmo com um bom inverno continuar sem sangrar.

O vereador Tiago Pinto em seu ofício que foi aprovado por todos os vereadores, diz que hoje a Barragem do Bezerro está com o nível de água muito baixo, devido à construção de represas em seus afluentes, sem licença ambiental, o que impactaria diretamente no volume de água da Barragem do Bezerro.

Segundo o vereador, o Açude do Bezerro é um patrimônio do povo de José de Freitas e não pode morrer como aconteceu com o Açude da Pitombeira, que também fica no Município de José de Freitas.

Tiago Pinto citou em seu pronunciamento, o caso da Lagoa do Portinho, no município de Luiz Correia, que está praticamente extinta devido a atitude do homem. “Nós não podemos de forma alguma perder nosso maior patrimônio, que é a Barragem do Bezerro”, falou o parlamentar.

Barragem do Bezerro Realidade em Foco

 Barragem do Bezerro – José de Freitas

O vereador falou ainda na Tribuna da Câmara que está finalizando o inverno que foi bom no município de José de Freitas e mesmo assim, a Barragem do Bezerro continua com seu nível de água muito baixo, tudo isso devido a uma média de 12 açudes construídos na bacia hidrográfica da barragem, sem nenhuma licença ambiental.

Tiago Pinto

Vereador Tiago das Neves Pinto (PP)

No final do seu pronunciamento, Tiago Pinto agradeceu a todos os seus colegas vereadores que assinaram o ofício que será encaminhado ao prefeito Roger Linhares e ao Secretário Estadual de Meio Ambiente e Recurso Hídricos, Luiz Henrique, para que sejam tomadas providências urgentes sobre o caso. “Todos os 13 vereadores de José de Freitas estão preocupados com a situação e espera uma ação urgente por parte do secretário do Meio Ambiente do Estado, Luiz Henrique”, falou Tiago Pinto.

Acompanhe na integra o pronunciamento do vereador Tiago Pinto:

 

 





Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco