VOCÊ NÃO VIU: Avião cai no Centro de José de Freitas e moradores ficam apavorados - Realidade em FocoRealidade em Foco | Notícias de José de Freitas e Região

VOCÊ NÃO VIU: Avião cai no Centro de José de Freitas e moradores ficam apavorados

Autor: Luis Silva

Publicada em


Caiu um avião em José de Freitas, no centro da cidade no ano de 1934. Muita gente não sabe disso. O avião caiu onde hoje fica o Ginásio Antônio Freitas. O acidente ocorreu no dia 4 de junho de 1934, uma quarta feira, por volta das 10 horas, e transformou-se  num verdadeiro acontecimento nacional. Era um pequeno avião do Correio Aéreo Nacional.

Já caiu um avião no centro de José de Freitas em 1934.

Soube -se depois,  que o piloto do avião estava perdido e, segundo João Costa  de Almendra Freitas (1920), em seu Livro: “Para os netos dos meus netos”, de 2001: o piloto dava um rasante com o avião e gritava: – “Que cidade é essa?” Sem alternativa, ele escolheu um campo de futebol (onde hoje é o prédio do Ginásio Antônio Freitas) e pousou, batendo em algumas árvores danificando o pequeno avião.

Imagem do avião após o acidente. Modelo Curtiss “fledgling”, e não morreu ninguém, apenas um tripulante se machucou, quebrando a clavícula.

O pequeno avião vinha de Fortaleza para Teresina e não contava com os modernos equipamentos de navegação de hoje em dia. O pequeno avião voava com as referências do solo, enfrentava as variações dos ventos e das chuvas, não tinha comunicação e a autonomia de combustível era limitada, entre outras dificuldades. Também viajava baixo, bem perto de serras e montanhas  contra as quais poderiam colidir.

Cidade de José de Freitas em 1930.

Nessa época, o prefeito da cidade era Joaquim Fortes Castelo Branco, conhecido como Quinhor (1896-1972) e a zona urbana de José de Freitas contava apenas com os bairros Centro e Santa Rosa. A reduzida população residente na área urbana era de cerca de 1500 pessoas e a maioria correu para ver a queda do avião, assustando ainda mais os pilotos, que logo seguiram para a capital levando os malotes dos Correios.

 

Informações e imagens: arquivo pessoal de Fernando Freitas.

 

Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco