Wellington Dias e Dr. Pessoa empatam a disputa pelo governo do Piauí em Teresina

Autor: Luis Silva

Publicada em


A primeira pesquisa do Instituto Data AZ realizada após o anúncio do nome da senadora Regina Sousa (PT) como candidata a vice na chapa do governador do Piauí, Wellington Dias (PT) revela empate técnico na sondagem estimulada entre o petista e o agora pré-candidato a governador pelo Solidariedade, deputado estadual Dr. Pessoa. Em eventual segundo turno, o eleitor de Teresina-PI elegeria Dr. Pessoa governador.

Na pesquisa estimulada para medir a intenção de voto do teresinense para governador, Wellington Dias aparece com 30,48% contra 27,55% do deputado estadual Dr. Pessoa. A diferença de 2,93% está abaixo da margem de erro da amostra, de 3,5% para mais ou para menos.

Elmano Férrer, do Podemos, aparece em terceiro lugar, com 10,97% e o candidato do PSDB, Luciano Nunes, vem a seguir, em quarto lugar, com 8,42%. Valter Alencar, do PSC, pontuou em 1,15%, enquanto Fábio Servo (PSL) e Luciane Santos (PSTU) têm 0,51%. Irmã Graça, da Rede, tem 0,38% e Romualdo Sena (PSDC) é citado por 0,26%.

A soma de todos os candidatos que estão em oposição atinge 49,75% das intenções estimuladas de voto.

Na pesquisa espontânea, aquela em que não são apresentados ao entrevistado nomes dos pretensos candidatos a governador, Wellington Dias lidera com 23,6%, ou seja, 20 pontos percentuais à frente do Dr. Pessoa, que aparece com 3,44%, um pouco atrás do tucano Luciano Nunes, citado por 3,95% dos eleitores.

A pesquisa espontânea, porém, evidencia que o eleitor está ocupando um vasto campo de indecisão, posto que mais da metade dos entrevistados (55,99%) não sabe ou não opina sobre quem é o nome em que tenciona votar para governador do Piauí.

Os que dizem votar nulo, branco ou em nenhum candidato somam 5,25%, ou seja, seis em dez eleitores de Teresina simplesmente não têm até agora um candidato a governador.

Teresinense elegeria Dr. Pessoa no 2º turno

O Instituto Data AZ simulou três cenários de segundo turno para o eleitor de Teresina, nos quais o governador Wellington Dias enfrentaria Luciano Nunes, Elmano Férrer e Dr. Pessoa. Nos dois primeiros, Wellington Dias bate os adversários, mas contra Pessoa o jogo se inverte.

No cenário em que disputasse um segundo turno com Dr. Pessoa, o governador petista teria 36,86% dos votos teresinenses, contra 43,24% de intenções de voto para Pessoa. Indecisos somariam 3,19%, votos nulos, brancos ou em nenhum dos nomes chegariam a 16,71%.

No cenário em que enfrentasse o tucano Luciano Nunes em segundo turno, Wellington venceria com folga: 48,09% contra 24,62% de Luciano. 21,68% demonstraram que anularão o voto, votariam em branco ou não votariam em nenhum dos dois e 5,61% são de indecisos.

Caso em segundo turno se batesse com Elmano Férrer, o governador venceria o senador em Teresina por 43,24% dos votos, contra 30,61%. Branco, nulos e nenhum dos nomes, 21,81%. Indecisos, 4,34%.Wellington Dias, Dr.Pessoa, Elmano Férrer, Luciano Nunes e Valter Alencar.

Governador é o mais rejeitado entre os candidatos

A pesquisa Data AZ usou uma sondagem espontânea para aferir a rejeição dos candidatos a governador e nela Wellington Dias aparece em primeiro lugar: 24,49% dos eleitores disseram que não votariam nele de jeito nenhum. O segundo mais rejeitado, Elmano Ferrer, tem um terço do percentual de rejeição do governador, aparecendo com 8,93%.

Dr. Pessoa é o terceiro mais rejeitado pelo eleitor de Teresina, com 5,99%, seguido por Luciano Nunes (4,46%), Irmã Graça (2,55%), Valter Alencar (2,17%), Firmino Filho (1,66%) e Romualdo Sena (1,40%) e Ciro Nogueira (1,28%).

Os que não rejeitam nenhum dos candidatos chegam ou não sabem e não opinam somam 42,09%.

Ficha técnica da pesquisa

Período de realização: 20 A 22 de julho de 2018.

Universo: Cidade de Teresina, nas zonas urbana e rural, atingindo 78 bairros e três localidades rurais.

Tamanho da mostra: 784 entrevistas, sendo 752 na zona urbana e 32 na zona rural.

Margem de erro: 3,5% para mais ou para menos.

Contratante: Portal AZ

Registro na Justiça Eleitoral: PI-09631/2018 e BR-3608/2018.

Pré-candidatos Dr. Pessoa e Wellington Dias.

 

 

 

Cidades           

Realidade em Foco

Realidade em Foco