Suspeitos de assaltar a casa do vereador de Teresina-PI, João de Deus Pereira (PT) e fazê-lo refém com a família foram alvos de uma operação policial nesta quinta-feira (30 de janeiro de 2025), em Teresina-PI. O assalto aconteceu na madrugada do dia 17 deste mês de janeiro, no bairro Satélite, na Zona Leste Teresina, quando o parlamentar teve a casa invadida por criminosos.
O vereador relatou ter sido ameaçado e feito refém com a esposa e o filho de cinco anos por aproximadamente uma hora. Imagens de câmera de segurança registraram os assaltantes deixando a casa em dois carros e com uma televisão.
Segundo a Polícia Civil do Piauí, a operação desta quinta-feira visa desarticular uma célula de organização criminosa envolvida em crimes de roubo, invasão de residências e cárcere privado na Zona Leste de Teresina. Ainda segundo a polícia, as investigações apontaram que uma parte desse grupo teve participação direta no assalto à residência do vereador do PT.
Segundo o coordenador do DRACO, delegado Charles Pessoa, alguns dos alvos da operação já haviam sido presos anteriormente pelo departamento em 2023, durante uma operação realizada na Zona Leste de Teresina, quando 15 membros de uma organização criminosa foram capturados.
“A reincidência criminosa desses indivíduos demonstra a necessidade contínua de repressão qualificada e investigações estratégicas para desmantelar a atuação dessas organizações criminosas na capital piauiense”, pontuou o delegado Chareles.
Diante dos indícios encontrados, a Justiça expediu 24 mandados judiciais, sendo 11 de prisão e 13 de busca e apreensão, para serem cumpridos nos bairros Parque Universitário, Santa Isabel e Piçarreira, que ficam na Zona Leste de Teresina.
A operação contou com o apoio da Diretoria de Polícia Metropolitana (DPM), Diretoria Especializada de Operações (DEOP), Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), BOPE, BEPI, ROMU, GOC e da Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.
Um suspeito identificado apenas pelas iniciais M. J. A. S. foi preso e um dos carros de João Pereira foi recuperado pela Polícia Militar do Piauí (PMPI) ainda no dia do crime. Os policiais militares localizaram e interceptaram o veículo na estrada da Usina Santana, na Zona Sudeste da capital.