José de Freitas/PI,  19 de junho de 2021
 
27 de maio de 2021 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes publica seu primeiro livro

Os Imortais Fernando Freitas Ocupante da Cadeira Nº 1 e Amparo Holanda Ocupante da Cadeira Nº 10 .

A Academia Freitense  de Letras, Ciências e Artes é uma instituição cultural brasileira, fundada na cidade de José de Freitas em 15 de agosto de 2016, por escritores, profissionais liberais, professores, artistas, músicos, artesões, políticos, médicos e funcionários públicos.Neste momento a Academia possui 16 membros com a equipe fundadora.

Neste último dia 26 de maio de 2021 o imortal ocupante da cadeira N° 1 Fernando de Almendra Freitas fez a entrega do primeiro livro lançado pela Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes. “ENCONTROS LITERÁRIOS- Nossa Cultura”. Este livro é um marco histórico e cultural para a história de José de Freitas. O livro traz a Biografia dos 16 membros da academia com suas diversas facetas capaz de emocionar o leitor.

Comunicador Paulo Craveiro recebendo um livro autografado por Fernando Freitas

“Nesta manhã (26/05) tive a satisfação de ser uma das primeiras pessoas a receber um exemplar do livro “ENCONTROS LITERÁRIOS- Nossa Cultura”, entregue e autografado pelo ocupante da cadeira Nº 1 Fernando de Almendra Freitas. O livro: ENCONTROS LITERÁRIOS – Nossa Cultura, é histórico exatamente por ser o primeiro livro da Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes. Ele é constituído por 15 textos de membros imortais, todos voltados para José de Freitas.Um livro feito com todo amor, dedicação e respeito para o povo Livramentense”, disse Paulo Craveiro.

Vale salientar, que o livro foi patrocinado pelo Governo Federal, através da Lei Aldir Blanc (Lei Federal nº 14.017/2020), que prevê o pagamento de auxílio emergencial a artistas, produtores, técnicos e espaços culturais como forma de auxiliar um dos setores mais afetados pela pandemia do coronavírus.

Segundo o escritor Fernando Freitas foi decidido pela maioria dos membros da Academia, que serão vendidos 100 exemplares do livro ao preço unitário de $ 30,00. Serão doados à instituições e pessoas físicas cerca de 80 exemplares. Os recursos arrecadados com a venda do livro serão reinvestidos para a edição do próximo livro da Academia.

Membros da Academia Freitense de Letras, Ciências e Artes

1° Ocupante da Cadeira 10

Maria do Amparo Holanda da Silva

(23/02/1958)

Maria do Amparo Holanda da Silva nasceu na localidade Alevantado, município de José de Freitas-PI. É Licenciada em Pedagogia/ Administração Escolar pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (1983)  e Pedagogia/ Magistério pela  Universidade Estadual do Piauí-UESPI (1998). Pós-graduada em Didática UESPI (1999); em Psicopedagogia Clínica e Institucional -UESPI (2007); em Educação à Distância UESPI (2016); Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2012).

Escritora Amparo Holanda Autografando Livros na Livraria Anchieta-Teresina-PI

Maria do Amparo Holanda da Silva, atualmente é Secretária de Educação de José de Freitas e professora substituta na FACIME/UESPI, Teresina -Piauí. Superintendente da SEMEC em José de Freitas -Piauí. Foi professora substituta no Instituto Federal do Piauí-IFPI- Teresina Campus Central. Foi Coordenadora de Tutoria da Especialização em Educação Infantil UESPI/NEAD. Integrante do Núcleo  de Educação, História e Memória da Educação-NEHME,na Universidade Federal do Piauí-UFPI, Teresina-Piaui. Foi Diretora Geral e Acadêmica da Faculdade do Vale do Itapecuru-FAI. Foi professora substituta da Universidade Federal do Maranhão-UEMA (Caxias- Maranhão). Foi Coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal do Novo Santo Antônio-PI. Aposentada como Técnica em Gestão Educacional na 18ª GRE- Gerência Regional de Educação (SEDUC-PI) em Teresina-PI. Trabalhou como Professora Substituta na Universidade Federal do Piauí-UFPI. Foi professora e coordenadora da Unidade Escolar “Edgar Tito” em Teresina-PI.Foi professora e coordenadora do curso de Pós-graduação em Pedagogia e Pós-graduação em Psicopedagogia da Faculdade Piauiense-FAP/Teresina.

Possui experiência no ensino superior desde 1998. Tem desenvolvido pesquisas e seus resultados na forma de artigos publicados em anais de Congressos, Seminários e Encontros de âmbito locais, regionais e nacionais.

Autora dos livros: Histórias e Memórias das Primeiras Instituições Escolares de José de Freitas-PI(1928-1981); Pesquisa em Educação: Práticas Pedagógicas Saberes Interdisciplinares ;Pesquisa em Educação: Múltiplos Olhares. Tem a sua contribuição no presente livro com a temática: História e Memória: o surgimento do curso ginasial em José de Freitas- PI.O livro Pesquisa Educacional:Gestão Democrática História e Memoria é o novo trabalho da escritora que logo estará a disposição dos leitores.

A Escritora Amparo Holanda distribuiu exemplares do livro da AFL, entre os servidores da Secretaria de Educação e irá destinar um exemplar para cada escola da rede municipal de ensino  no município de José de Freitas.

Escritora Amparo Holanda entregando um exemplar do livro à Professora Conceição Ribeiro.

Escritora Amparo Holanda entrgando um livro ao Professor Aldreciano Vieira

Escritora Amparo Holanda  entregando um exemplar ao Professor Antônio Carlos

Escritora Amparo Holanda entregando um livro à Professora Socorro Cavalcante.

Escritora Amparo Holanda entregando um livro à Professora Vera Regina.

Paulo Craveiro News


Comentários

icone Facebook