José de Freitas/PI,  19 de junho de 2019
 
22 de março de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Aluna do IFPI que morava de forma desumana em José de Freitas recebe casa de presente

Os alunos e servidores do Campus do Instituto Federal do Piauí, no município de José de Freitas, a 48 km de Teresina, realizaram na última quarta-feira (20 de março de 2019), naquele Município, a entrega de uma casa para a aluna Kátia Maria Alves de Freitas, do curso técnico em Agroecologia, que com a família morava em um pequeno casebre, cujas paredes feitas de taipas já estavam caindo.


Veja ai a estudante Kátia Freitas ao lado da mãe em frente a casa que ela morava antes da solidariedade feita pelos servidores do IFPI e os seus colegas de aula.

A ação foi resultado de uma campanha beneficente denominada “Unidos em Prol de Um Lar”, que foi lançada no mês de fevereiro deste ano de 2019, depois que os servidores do IFPI e colegas da estudante Kátia Freitas, constataram que ela e a família estavam morando em um casebre de forma desumana.


Momento que os alunos e servidores do IFPI entregaram a nova casa para a aluna Kátia Freitas e alimentos.

Durante o mês de fevereiro, os servidores e alunos do IFPI arrecadaram materiais de construção e de limpeza, alimentos não perecíveis, móveis, eletrodomésticos e também conseguiram mão de obra voluntária da comunidade acadêmica, cidadãos josedifreitenses e de diversas entidades do município e região. Os colaboradores realizaram a construção da casa em mutirão no período de 6 dias.

O diretor geral do Campus do IFPI em José de Freitas-PI, José dos Santos Moura, no momento da entrega da casa, agradeceu a todas as pessoas que contribuíram com a construção da nova moradia digna para a família, minimizando uma injustiça social que faz parte da realidade da população brasileira que é a falta de habitação.


Olha como era a casa que a estudante do IFPI residia antes com a família.

“Soubemos das inúmeras dificuldades dessa família que não possuía nenhuma renda, sobrevivendo apenas de uma bolsa da Politica de Assistência Estudantil do IFPI (POLAE). Decidimos então realizar essa ação, que mostra que somos capazes de mudar a vida de quem precisa”, disse o diretor José Moura.

Kátia Alves destacou a felicidade da família em contar com uma mesa para fazer as refeições, uma cama para dormir e banheiro com instalações adequadas, pois a casa anterior feita de taipa não contava com nenhuma infraestrutura básica.


Momento que os servidores do IFPI de José de Freitas e alunos entregaram a nova residência da estudante Kátia Freitas.

“Não tenho palavras para agradecer o gesto de solidariedade porque agora tenho uma casa com computador e uma mesa para estudar”, falou a aluna, que recebeu ainda uma bicicleta para deslocamento de sua residência para o centro da cidade, que é um percurso de 5 km que ela fazia a pé. Com informações do IFPI.


Comentários

icone Facebook