José de Freitas/PI,  7 de dezembro de 2019
 
24 de setembro de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Alunos de José de Freitas devem participar da Olimpíada Brasileira de Matemática

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – OBMEP é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras, realizado pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada – IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática – SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações – MCTIC.

Dia 21 de maio de 2019 aconteceu a prova da primeira fase da OBMEP, onde 18 escolas da Rede Municipal de ensino do município de José de Freitas-PI participaram desta prova.Desta prova cerca de 200 alunos das escolas públicas municipais obtiveram notas para participarem da segunda fase que acontecerá neste sábado dia 28 de setembro.

Criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, a OBMEP tem como objetivos principais:

– Estimular e promover o estudo da Matemática;

– Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

– Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

– Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

– Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

– Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

O público-alvo da OBMEP é composto de alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2018, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada.

1ª Fase: Aplicação da prova objetiva, de 20 (vinte) questões, diferenciadas por níveis em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores das escolas, a partir de instruções e gabaritos elaborados pela OBMEP.

2ª Fase: Prova discursiva contendo 6 (seis) questões, também diferenciadas por níveis, aplicada em centros escolhidos pela OBMEP. Participam dessa fase apenas os alunos classificados, segundo os critérios descritos no Regulamento.

A lista dos premiados será divulgada em 3 de dezembro de 2019 na página da OBMEP.

Atenção: Os critérios detalhados para as premiações são encontrados no Regulamento da OBMEP.

Fonte: Paulo Craveiro News


Tags:

Comentários

icone Facebook