José de Freitas/PI,  8 de abril de 2020
 
21 de março de 2020 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus é criado em José de Freitas

Foi criado na manhã desta sexta-feira (20 de março de 2020), no município de José de Freitas-PI, o Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus Convid-19. O comitê que tem como coordenador o secretário de Governo do Município, Francisco Alves Nunes, conhecido por Neto da Fetag foi instituído pelo Decreto Municipal 012/2020, através da Portaria nº 145/2020, e em conformidade com o Decreto Municipal 011/2020, e as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O Comitê de Combate ao Convid-19 em José de Freitas foi criado para tomar medidas necessárias contra o Novo Coronavírus no Município. O Comitê já realizou a sua primeira reunião no auditório da Secretaria Municipal de Educação e está contando com o apoio total da Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Saúde.

Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus é criado em José de Freitas-PI.

No município de José de Freitas-PI, que fica a 48 km da capital do Piauí (Teresina), até hoje, 20 de março de 2020 não foi registrado nenhum caso suspeito do novo coronavírus, porém, o Comitê foi criado para realizar um trabalho de prevenção e dar mais segurança a todos os josedifreitenses, agindo rápido na hora que for necessário e também levar esclarecimentos à população sobre essa pandemia.

Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus Convid-19, durante reunião em José de Freitas-PI.

O Comitê de Combate ao Convid-19 criado em José de Freitas pede a todos os josedifreitenses que fiquem em casa.

De acordo com Yarema Leite que é subcoordenadora do Comitê, se for registrado algum caso suspeito de coronavírus em José de Freitas, o paciente será acompanhado primeiramente pela estratégia da Saúde da Família e dependendo da gravidade, ele será encaminhado para o Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento, onde vai ser seguido um protocolo de atendimento e assim sucessivamente até chegar onde o paciente vai continuar o seu tratamento.Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus se reuniu nesta sexta-feira, em José de Freitas-PI.

“Em relação ao uso das máscaras é de suma importância o entendimento que, quem deve usar são os profissionais de saúde, a pessoa que está doente e quem está cuidando do paciente, porque caso a população queira comprar máscaras para usar, elas vão faltar no mercado e ai os profissionais da saúde que cuidam dos pacientes vão ficar sem máscaras e podem contrair a doença”, disse Yarema durante a reunião do Comité, na manha deste dia 20 de março de 2020.

Na reunião do Comitê, onde também marcaram presença representantes da Guarda Municipal e da Polícia Militar, foram designadas algumas tarefas para serem cumpridas por todos os integrantes do referido Comitê de Combate ao Convid-19, e caso essas tarefas não sejam cumpridas, os responsáveis serão notificados.Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus foi criado em José de Freitas-PI.

O coordenador do Comitê, Neto da Fetag disse durante a reunião que neste momento se faz necessário o isolamento social, que as pessoas devem ficar em casa. Segundo Neto, as pessoas que estejam apresentando alguns sintomas de gripe, idosos, crianças, e quem for portador de doenças crônicas como diabete e hipertensos devem permanecer em casa.

Coordenador do Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Coronavírus, Francisco Alves Nunes.

Decreto Municipal que criou o Comitê de Operações de Crise e Enfrentamento ao Convid-19:

Fonte: Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook