José de Freitas/PI,  25 de setembro de 2020
 
5 de maio de 2020 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Farmácias do Piauí devem receber testes para coronavírus na próxima semana

A partir da próxima semana, o teste rápido para detectar o coronavírus deve começar a ser vendido nas farmácias do Piauí.

A aplicação do teste foi liberado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida deve valer apenas durante o período de emergência em saúde pública devido à pandemia.

Em geral, esse tipo de teste, conhecido como teste rápido, usa uma pequena amostra de sangue, inserida em uma plataforma, para detecção de anticorpos para o Sars-Cov-2. O resultado leva em torno de 10 a 30 minutos.

No Estado, segundo o presidente do Sindicato das Farmácias do Piauí, Francisco Lopes, cerca de 200 estabelecimentos estarão aptos para realizar o teste.

“O teste já foi pedido em algumas distribuidoras e possivelmente semana que vem nós vamos ter eles nas farmácias. É claro que não em todas as farmácias, porque elas precisam seguir um padrão para poder fazer esse teste na população”, disse Lopes em entrevista à TV Cidade Verde. 

O teste deve ser feito por um farmacêutico, um profissional da área de saúde e o estabelecimento precisa de um local adequado para a realização do teste.

Ainda sobre o teste, o presidente do sindicato explicou que as pessoas não vão levar o teste para casa, o teste será aplicado na farmácia, por um profissional da saúde.

“As pessoas acham que vão comprar o teste e levar para casa para fazer, então não é bem assim, o teste vai ser feito na própria farmácia e por um profissional de saúde que é um farmacêutico”, disse.

Fonte: 180 Graus


Tags:

Comentários

icone Facebook