José de Freitas/PI,  24 de setembro de 2020
 
27 de maio de 2020 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

José de Freitas registra mais 2 casos da Covid-19 e agora são 21 infectados pela doença

Subiu para 21 os casos do novo coronavírus (Covid-19) no Município de José de Freitas, no Piauí. Até o último domingo (24) eram 19 casos, mas nesta terça-feira (26 de maio de 2020) foram confirmados mais dois casos da doença. Entre os casos confirmados já teve um óbito, um idoso de 72 anos, que morreu infectado pela doença.

De acordo com os dados atualizados por volta das 22h23min desta terça-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde de José de Freitas, os dois novos casos são de duas mulheres, sendo uma de 26 anos e a outra de 43 anos, que moram no bairro Cidade Nova. As duas estão em isolamento domiciliar, sendo acompanhadas por equipes da Secretaria Municipal de Saúde. Esses foram os primeiros casos da Covid-19 registrados no bairro Cidade Nova, que é um dos mais populoso do Município.

Dos 21 casos confirmados da Covid-19 em José de Freitas, 5 pacientes já foram curados da doença, 61 casos já foram descartados, teve um óbito de um idoso de 72 anos, tem 14 infectados pela doença em isolamento domiciliar e todos sendo acompanhados por equipes da Secretaria Municipal de Saúde e uma paciente se encontra internada na UTI de um hospital na capital do Piauí (Teresina). Agora, são 13 mulheres e 8 homens que estão infectados pela Covid-19 em José de Freitas.

Conforme os dados da Secretaria de Saúde, os casos de novo coronavírus já confirmados oficialmente em José de Freitas, estão no bairro de Fátima (2 casos), Centro (4 casos), bairro Gusmão (2 casos), bairro Matadouro (2 casos), bairro Pitombeira (1 caso), bairro Deus Me Deu (1 caso), bairro Suco de Uva (1 caso), bairro Santa Rosa (1 caso), bairro Santo Antônio (1 caso), bairro Cidade Nova (2), povoado Morada Nova (1 caso), localidade Marambaia (1 caso), comunidade Aprazível (1 caso) e localidade Assaré (1 caso).

As pessoas cujos casos já foram confirmados em José de Freitas estão na faixa etária de 10 a 19 anos (1 caso), 20 a 29 anos (7 casos), 30 a 39 anos (3 casos), 40 a 59 anos (7 casos) e maiores de 60 anos (3 casos).

Município de José de Freitas-PI, cuja população estimada pelo IBGE, em 2019, era de 39.208 pessoas.

O prefeito de José de Freitas-PI, Roger Linhares que já adotou várias medidas visando combater a Covid-19, que até a noite deste dia 26 de maio de 2020, já matou 24.512 pessoas no Brasil, e que tinha confirmados 391.222 casos, recomenda que a população de José de Freitas fique em casa, para evitar a contaminação com a doença e quando for sair para ir ao supermercado, farmácias ou até a procura de atendimento médico, que use máscaras. O último decreto assinado pelo prefeito no dia 4 de maio tornou obrigatório o uso de máscaras no município de José de Freitas.

Roger Linhares instalou em José de Freitas, um Mini Hospital de Campanha, onde são atendidas as pessoas com Covid-19. O hospital fica ao lado do Hospital Municipal Nossa Senhora do Livramento.Mini Hospital de Campanha de José de Freitas-PI.

Como mais uma medida que visa o combate ao novo coronavírus (Covid-19), a Prefeitura de José de Freitas, no Piauí, iniciou no dia 23 de maio de 2020, a instalação de totens fixos, em locais estratégicos da cidade, os quais são alimentados com álcool em gel 70% para que a população possa fazer a higienização das mãos ao entrar e sair desses locais. Os equipamentos possuem um sistema de dispensação do produto que deve ser acionado na base com a ajuda dos pés, evitando contato pelas mãos.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) vem recomendando para a população de todo o mundo que a melhor maneira de evitar a contaminação da Covid-19 é ficando em isolamento social em casa.

Com informações do Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook