José de Freitas/PI,  10 de junho de 2021
 
28 de março de 2021 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Morre de Covid-19 o médico que lançou programa inovador em José de Freitas

O médico José Antônio Cantuária Monteiro Rosa, conhecido por Doutor Cantuária, de 63 anos, que durante vários anos trabalhou no Município de José de Freitas-PI, e que em 2011, na gestão do ex-prefeito Ricardo Camarço, atuou no PSF e lançou o programa inovador denominado Hiperdia, morreu na madrugada deste domingo (28 de março de 2021), em uma das UTI do Hospital Unimed, em Teresina-PI, após não resistir as complicações da Covid-19.

O Doutor Cantuária que deixou muitos amigos em José de Freitas, onde prestou relevantes serviços, estava internado desde o início de fevereiro deste ano, após ser infectado pela Covid-19, sendo que na madrugada deste “Domingo de Ramos” (28 de março de 2021), ele não resistiu aos sintomas da pandemia e foi a óbito.

Imagens: Reprodução Facebook

Doutor Cantuária.

Antes de ser internado, o Doutor Cantuária estava trabalhando na linha de frente no combate a Covid-19 no Hospital Regional de Campo Maior-PI, que fica a 78 km da capital do Piauí (Teresina). Cantuária já havia estado na UTI e após apresentar melhoras no seu quadro de saúde, ele deixou a UTI, mas no dia 24 de março, o seu quadro se agravou e ele foi novamente levado para a UTI, onde não resistiu e morreu na madrugada deste dia 28 de março de 2021.

O médico Cantuária testou positivo para a Covid-19, no dia 6 de fevereiro de 2021, sendo que quatro dias depois ele foi internado no Hospital Unimed, em Teresina-PI. Doutor Cantuária chegou a ser vacinado contra a Covid-19, no dia 22 de janeiro, no Hospital Regional de Campo Maior-PI.

Doutor Cantuária quando foi vacinado no Hospital de Campo Maior-PI, em janeiro de 2021. 

O médico José Antônio Cantuária Rosa fazia parte do grupo de risco, já que ele era hipertenso e diabético. A morte de Doutor Cantuária comoveu as cidades onde ele trabalhava atualmente como médico, dentre elas Campo Maior, Boqueirão do Piauí, Boa Hora e Novo Santo Antônio, além de outros municípios onde ele prestou relevantes serviços, como José de Freitas que fica a apenas 48 km de Teresina. Vários médicos prestaram homenagens a Doutor Cantuária, postando mensagens nas redes sociais.

O médico Cantuária que também foi diretor do Hospital Getúlio Vargas, em Teresina-PI, morava atualmente na cidade de Boa Hora, no Norte do Piauí. Atualmente, ele também trabalhava no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Veja ai Doutor Cantuária ainda no hospital após o seu estado de saúde ter melhorado, ao lado da equipe médica que o acompanhava.

Cantuária lançou programa inovador em José de Freitas-PI

O médico José Antônio Cantuária Monteiro Rosa, do PSF de José de Freitas-PI fez um programa inovador durante o atendimento médico às famílias da Comunidade Vertente, em 2011, e acabou sendo nomeado na época pelo então prefeito Ricardo Camarço como o novo Coordenador do Programa de Saúde da Família no Município. O programa lançado pelo médico Cantuária, na Comunidade Vertente, no dia 28 de julho de 2011 chamou a atenção de todos, inclusive do prefeito Ricardo Camarço que compareceu ao lançamento do programa que é denominado de Hiperdia. Após acompanhar o lançamento do programa que ocorreu na Escola Municipal Presidente Getúlio Vargas, na Vertente, o prefeito Ricardo Camarço percebeu que todos os presentes à solenidade aprovaram a ideia do médico Cantuária que atendia no Posto de Saúde da Comunidade e decidiu convidá-lo para assumir a Coordenação do Programa Saúde da Família no Município.

Fonte: Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook