José de Freitas/PI,  4 de junho de 2020
 
12 de março de 2020 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Morre em Teresina assessor de assuntos legislativos da Câmara de José de Freitas

Morreu aos 87 anos de idade, na manhã desta quinta-feira (12 de março de 2020), na UTI do Hospital HTI, na capital do Piauí (Teresina), o desportista Valdir Santos, que durante vários anos foi Assessor de Assuntos Legislativos da Câmara Municipal de José de Freitas, no Piauí, onde ele morava na Rua José Sampaio Almendra, Centro. Valdir Santos que era muito respeitado em José de Freitas era o pai do diretor da Junta de Serviço Militar de José de Freitas, Valdir Santos Filho e do músico conhecido por Mimi.

De acordo com informações repassadas ao Saraivareporter.com pelo desportista Pretinho, que é amigo da família, o servidor público municipal Valdir Santos foi a óbito por volta das 8h30min desta quinta-feira, 12 de março de 2020 e a previsão da chegada do seu corpo à cidade de José de Freitas é por volta das 14h30min de hoje.I

Valdir Santos quando concedeu entrevista ao Saravaireporter.com em março de 2015

O corpo do desportista Valdir Santos que era flamenguista de corpo e alma será velado em sua residência na Rua José Sampaio Almendra, próximo a casa do Nando do Ciló e o sepultamento está previsto para acontecer na manhã desta sexta-feira, 13 de março de 2020.I

Residência do desportista Valdir Santos, na Rua José Sampaio Almendra, onde seu corpo vai ser velado.

Valdir Santos, há 45 dias vinha sentindo fortes dores cervical, tendo sido internado no Hospital HTI em Teresina-PI para a realização de exames, sendo que na ocasião contraiu uma pneumonia e arritmia cardíaca, tendo sido entubado e sedado, sendo que na manhã deste dia 12 de março de 2020, ele não resistiu e acabou indo a óbito.

Valdir Santos era um homem inteligente e amigo de todos. Em razão da sua competência, durante vários anos, trabalhou na Câmara Municipal de José de Freitas como Assessor de Assuntos Legislativos, onde era respeitado por todos, inclusive, os vereadores.

Valdir Santos quando recebeu em sua residência em março de 2015, a reportagem do Saraivareporter.com.

Veja a entrevista que Valdir Santos concedeu ao Saraivareporter em 2015:

O Saraivareporter.com teve acesso a uma foto de uma seleção de futebol, organizada há mais de 50 anos, na cidade de José de Freitas-PI, formada por jogadores do Brasil Atlético Clube, que na época era comandado pelo subtenente Zeferino Araújo (falecido) e pelo Time do Artístico, além de outras personalidades daquele Município. A foto foi feita no Estádio Municipal de José de Freitas, que na época, ainda não era murado.

Segundo o aposentado Valdir Santos, que tem hoje 81 anos de idade e ainda trabalha como Assessor de Assuntos Legislativos da Câmara Municipal de José de Freitas, a foto foi feita entre 1960 e 1962, quando ele ainda era solteiro.

Valdir Santos informou ao Saraivareporter.com, que a imagem em que ele aparece há mais de 50 anos, foi feita durante um dia festivo em José de Freitas, em que o selecionado foi comandado pelo grande desportista subtenente Zeferino Araújo, que era marido da dona Yayá, que também era muito conhecida em José de Freitas (falecida).

Valdir Santos ao receber à reportagem do Saraivareporter.com em sua residência na Rua José Sampaio Almendra, no Centro de José de Freitas, se emocionou ao ver a fotografia em que ele aparece como jogador de futebol junto com vários amigos que já faleceram e alguns que ainda estão vivos.

Em pé: Subtenente Zeferino,Manu, Agostinho Melquiades, Edson Carvalho, Nonato Eva,Valdir Santos, Nonato Galinhola, José Maria Leite e Antônio Carvalho e agachados: Chico Torres, Joaquim Sapato, Chavinha, Zequinha Lustosa, Zeba Craveiro e César Barros

“Eu me lembro de que naquela época nós saiamos de José de Freitas em cima de caminhão pau-de-arara para jogar em Barras, Altos, Campo Maior, União e Piripiri, todos alegres e brincando, era muito bonito”, disse emocionado o atual assessor da Câmara Municipal de José de Freitas, Valdir Santos. “Estou com 81 anos de idade e ainda me sinto com saúde e continuo trabalhando até quando Deus quiser. Espero que os meus irmãos jogadores que já se foram estejam descansando em paz”, falou Valdir Santos.

Imagem:Saraivareporter.com

Desportista Valdir Santos.

Na fotografia feita há mais de 50 anos, aparecem o Presidente do Brasil Atlético Clube de José de Freitas, na época, subtenente Zeferino Araújo (falecido); o goleiro Manoel Araújo Alencar, conhecido por Manu (falecido); Agostinho Melquiades (falecido); Edson Carvalho, que mora em Curitiba, no Paraná; Nonato Eva (falecido); Valdir Santos (Assessor da Câmara Municipal de José de Freitas, que morreu no dia 12 de março de 2020); Nonato Galinhola (falecido); José Maria Leite (falecido); o ex-prefeito de José de Freitas, Antônio Carvalho (falecido); o ex-vereador Chico Torres (falecido); Joaquim Sapato (falecido); Chavinha (falecido); Zequinha Lustosa (falecido) que era sogro do vereador de José de Freitas-PI, Roberval Carvalho; o dentista Zeba Craveiro, que continua vivo e mora em Teresina-PI, e o empresário César Barros (falecido), que era goleiro.Em pé: Subtenente Zeferino,Manu, Agostinho Melquiades, Edson Carvalho, Nonato Eva,Valdir Santos, Nonato Galinhola, José Maria Leite e Antônio Carvalho e agachados: Chico Torres, Joaquim Sapato, Chavinha, Zequinha Lustosa, Zeba Craveiro e César Barros

Brasil Atlético Clube de José de Freitas está desativado

O Brasil Atlético Clube de José de Freitas foi recebido do subtenente Zeferino Araújo, no dia 13 de abril de 1980, pelo ex-vereador de José de Freitas, que hoje é padre Antônio Primo da Costa, que comandou o time com muito sucesso durante quatro anos e depois repassou à presidência para o magarefe Manoel Procópio, que depois foi a falecer e atualmente o time está desativado. O Time do Artístico de José de Freitas, também não existe mais.

Fonte: Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook