A Prefeitura de José de Freitas, tem sido alvo de muitas críticas por parte de alunos, pais de alunos, vereadores e funcionários do transporte escolar por conta do péssimo estado de conservação dos ônibus escolar na cidade. A falta de ação do poder público está colocando em risco a segurança e a saúde dos estudantes que utilizam esses meios de transporte para chegar às escolas.
De acordo com informações colhidas pelo Realidade em Foco, somente na semana passada um único ônibus quebrou duas vezes. Em uma das vezes, na rota da Palmeirinha, próximo ao Pai Luiz, a roda traseira do ônibus sacou fora e foi parar há mais de 100 metros de distância do ônibus, colocando em risco a vida de quem estivesse passando no momento pela estrada.
Alguns ônibus escolar estão transitando precariamente com pneus liso já mostranto o arame, porta aberta devido a falta de manutenção, motor aquecendo onde é possivel ver fumaça saindo do veículo, dentre vários outros problemas. O que coloca em risco a vida dos alunos. Recentemente tivemos uma tragédia envolvendo ônibus escolar do município onde a vida da estudante Érica Pereira foi ceifada.
No vídeo acima é possivel ver o interior de um ônibus escolar completamente cheio de fumaça correndo o risco de incêndio, colocando a vida dos ocupantes em risco.
Neste vídeo é possível ver um ônibus sem os dois pneus traseiro. A roda sacou e percorreu mais de 100 metros, colocando em risco a vida das pessoas que transitava pelo local.
Aqui é possível ver a direção do ônibus escolar com folga .A folga na direção do carro pode ser perigosa e causar vários problemas, como: Desgaste irregular dos pneus, Perda de alinhamento, Redução da estabilidade e aderência, Vibração no volante, Falha nos freios.
Além de colocar em risco a vida dos alunos, trafegar com pneus carecas é uma infração grave, passível de multa e pontuação na carteira. Isso por os pneus serem itens indispensáveis para garantir a segurança de qualquer veículo, responsáveis pela estabilidade, poder de frenagem e desempenho do veículo.