José de Freitas/PI,  26 de setembro de 2021
 
7 de janeiro de 2021 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

O primeiro carro a cruzar as estradas do povoado Lagoa Alegre

Padre Luis Brasileiro foi um dos mais longevos e atuantes párocos de União, assumindo a Paróquia de Nossa Senhora dos Remédios em Outubro de 1942, onde perdurou até o início da década de 1960.

Padre Luis Brasileiro costumava vir ao povoado de Lagoa Alegre para celebrar missas na casa de Chico Tristão, e também foi o responsável pela venda de um caminhão, na década de 50, à Joaquim Machado, irmão de Angélica Moita, abastado comerciante no povoado Poços D’água.

Diz-se que este caminhão foi o primeiro veículo a andar pelas estradas de Lagoa Alegre, na década de 50, bem antes dos poderosos do povoado adquirirem os primeiros veículos de passeio, o que só ocorreu no entre-tempo da década de 60 e 70.

Joaquim Machado, além de trabalhar com transporte de mercadoria, e de ter um grande comércio na Fazenda Santa Vitória, foi também responsável por acolher os recém chegados cearenses José Moita e Angélica Portela. O casal viveu, dentre outros lugares, na residência do comerciante, a mesma fazenda que mais tarde pertenceu ao pai de Bona Medeiros.

Por Thiago Inácio – Lagoa Alegre Memorias


Comentários

icone Facebook