José de Freitas/PI,  10 de dezembro de 2019
 
26 de junho de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Portal Realidade em Foco entrevista o Secretário da Juventude de José de Freitas

Após questionamento sobre a Secretaria de Juventude levantados na sessão da câmara de vereadores desta terça 25/06, pelo Vereador Alfredo Holanda, o Portal Realidade em Foco resolveu entrar contato com o secretário José Luiz Pereira que está à frente da pasta.

O Secretário da Juventude elaborando projetos para beneficiar a juventude freitense.

O vereador Alfredo Holanda afirmou na tribuna que a Secretaria de Juventude está funcionando em frente ao Carvalho há 9 meses em um ponto comercial alugado e que, nesse período nenhum trabalho foi desenvolvido pela pasta, gerando apenas despesas ao município.

Projetos elaborados pela Secretaria de Juventude que serão apresentados ao Executivo Municipal.

Afim de buscar explicações a população, o Portal Realidade em Foco esteve na referida secretaria onde o secretário estava e falou um pouco sobre o assunto.

Entrada da Secretaria de Juventude que funciona na Avenida Paulino Pacífico, 313 – em frente ao Comercial Carvalho, no Centro de José de Freitas.

Segundo o Secretário José Luiz Pereira, a secretaria de Juventude não trabalha de forma isolada, e sim com parcerias com outras pastas da administração, como a cultura, esporte e educação.

José Luiz afirmou que a secretaria funciona de segunda a sexta feira, das 7:30 às 13:30, e que está todos os dias atendendo as mais variadas demandas.

Questionado sobre projetos para a juventude, o secretário afirmou que possui sim vários projetos sendo desenvolvidos pela pasta, e apresentou alguns projetos que estão sendo desenvolvidos, tais como o projeto Universidade ao alcance de todos, que vai dar condições para que jovens carentes tenham acesso ao ensino superior. Projeto de Implementação de pequenos campos agrícolas, voltado principalmente para a zona rural, onde a secretaria de agricultura dará o apoio técnico e a prefeitura dará o suporte financeiro para que seja investido em uma área pequena de até 1 hectare, aproveitando os poços tubulares ociosos que existem em várias comunidades, para que o jovem comece a desenvolver um trabalho sustentável na sua região.  Projeto Solares, onde a secretaria em parceria com empresas especializadas em energia solar, irá dar um curso de capacitação para que o jovem possa se qualificar na instalação e manutenção de energia solar. Projeto da primeira habilitação, que tem como objetivo dar condições para que os jovens carentes possam ter acesso a 1ª habilitação. Projeto Informática itinerante, onde professores de informática estarão nas comunidades dando cursos básicos de informática para a juventude.  O vereador falou de outros projetos voltados não especificamente para a juventude como pavimentação e trabalhos culturais. 

O Secretário José Luiz disse que todos os projetos estão em fase de elaboração e que quando estiverem terminados serão apresentados ao executivo para aprovação.

Questionado sobre a demora, o secretário afirmou que trabalha com apenas um assistente, e por ser uma secretaria nova, ainda está se estruturando, para realizar políticas públicas mais diretas aos jovens.

Sobre não encontrado na secretaria o vereador José Luiz Pereira afirmou estar achando estranha essa afirmação visto que atende várias pessoas diariamente e que nunca foi procurado por nenhum vereador, e que está pronto para receber os mesmos para que possam discutir seus projetos, assim adequando e melhorando os mesmos.


Comentários

icone Facebook