José de Freitas/PI,  21 de outubro de 2019
 
19 de setembro de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Prefeito Roger Linhares Prestigia Encerramento do Curso de Vaqueiro em José de Freitas

O curso de vaqueiro traz informações imprescindíveis para quem deseja trabalhar no ramo ou capacitar seus funcionários. Nele, o interessado (a), aprende sobre bem estar animal, manejo em diferentes categorias de animais, a alimentação em pasto e confinamento e em diferentes fases, melhoramento genético, ordenha e qualidade do leite, além de temas importantes na área de meio ambiente, recuperação e conservação de nascentes, segurança no trabalho rural, qualidade na prestação de serviços e muito mais.

O primeiro curso de vaqueiro  no município de José de Freitas-PI aconteceu com as seguintes parceria: Fundação Candida Figueredo Cunha, com o apoio do Presidente Dr. Carlitos Cunha, da Assistente Social Jardelina Melo,do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Rurais de José de Freitas-SAFER, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR, que teve como instrutor Antônio Sobrinho de Sousa- Sr. Didi,com o apoio da Comunidade Simpatia, através do Presidente Francisco Macedo, apoio do vice-prefeito Antônio Abreu e em parceria com a Prefeitura Municipal de José de Freitas.

O curso de vaqueiro contou com dez participantes, com uma carga horária de 24 h e entre os participantes havia uma mulher, a Sabrina, sendo a segunda mulher a participar de um curso de vaqueiro ministrado pelo SENAR em todo Piaui.

O Prefeito Roger Linhares foi convidado para o encerramento do curso e marcou presença prestigiando desta forma a comunidade. Fez seu discurso onde procurou destacar uma forma de governo que acredita e dá subsídios ao trabalhador rural, ao homem do campo. Destacou que a juventude tem que ter prioridade para a construção de nosso município e que culturas têm que ser trabalhadas e não esquecidas, disse o prefeito.

No ensejo o Prefeito Roger Linhares a convite do Presidente da Associação dos Produtores de Leite Francisco Macedo, passou a conhecer as instalações da associação e a forma como funciona todo processo associativo dos produtores de leite da região. Ficou satisfeito com este empreendimento e que está disponível a contribuir com o crescimento desta associação.

Durante o encerramento do curso que aconteceu na Associação dos Produtores de Leite na Comunidade Simpatia, houveram vários pronunciamentos de agradecimentos e parabenizando a turma pela conquista, entre eles o Vice-Prefeito Antônio Abreu, que foi considerado o padrinho da turma, o Secretário de Governo Francisco Alves Nunes  (Neto), o assessor de comunicação da secretaria de educação Paulo Craveiro.

O Presidente da associação e da comunidade Simpatia Francisco Macedo abriu o evento agradecendo a todos pela presença e pelo curso que foi desenvolvido na comunidade e com os animais de sua propriedade. Macedão como é mais conhecido estava muito feliz por receber o prefeito e vice-prefeito em um momento muito importante na comunidade.

A Assistente Social da Fundação Candida Cunha Jardelina Melo foi a interlocutora que fez toda mediação sobre o curso e as parcerias. Em seu discurso ressaltou a força da insistência para que o curso viesse realmente de fato acontecer. Jardelina mostrou a satisfação pela conquista e já se organizando por um novo pedido dos concludentes do curso.

O representante do SENAR- O instrutor  Antônio Sobrinho de Sousa- Sr. Didi falou que o curso de vaqueiro exige preparo e técnica de seus vaqueiros, uma vez que a atividade deve levar em conta não só o bem estar dos animais como um todo, mas também o manejo diferenciado dos filhotes, das vacas prenhas e das vacas paridas, vacinas entre outros procedimentos veterinários. Dessa forma faz-se necessário um bom treinamento dos trabalhadores, buscando garantir a saúde do plantel e a maior produtividade possível, executando bem as atividades com os animais desde a alimentação até a ordenha.

Os alunos estavam felizes e já fazendo contatos para a requisição de um novo curso que venha completar a atividade do vaqueiro.Domingo dia 22/09, estarão recebendo os certificados na comunidade Sobradinho .

Fonte: Paulo Craveiro News


Tags:

Comentários

icone Facebook