José de Freitas/PI,  19 de agosto de 2022
 
2 de julho de 2022 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Prefeitura de José de Freitas suspende aulas presenciais em razão do aumento de casos de Covid-19

Após o aumento assustador de casos de Covid-19 no Município de José de Freitas-PI, a Prefeitura Municipal decidiu suspender as aulas presenciais no município, as quais agora vão acontecer de forma remota. As aulas presenciais estão suspensas a partir deste dia 1º de julho de 2022 até a conclusão do 1º semestre que se encerra no dia 8 de agosto de 2022. José de Freitas está no momento com 142 pessoas infectadas por Covid-19 e 88 mortes pela doença.

A 4ª nota dos alunos referente ao 1º semestre será dada de acordo com as atividades realizadas pelos professores junto aos alunos, de forma remota, através de grupos de Whatsapp que serão criados por cada escola do município.

Imagens: Redes Sociais da PMJF


Comitê de Combate a Covid-19 em José de Freitas orientou a suspensão das aulas presenciais.

A Prefeitura de José de Freitas, através da Secretaria Municipal de Educação, decidiu suspender as aulas presenciais, depois de uma reunião realizada na última quinta-feira (30 de junho de 2022) entre a secretária de Educação, Amparo Holanda e representantes do Comitê de Combate a Covid-19 em José de Freitas, cujos integrantes são da Câmara Municipal, Conselho Municipal de Educação, Vigilância Sanitária, Secretaria Municipal de Saúde e Superintendência Estadual de Educação.

Secretária de Educação de José de Freitas-PI, Amparo Holanda.

Durante a reunião dos integrantes do Comitê de Combate a Covid em José de Freitas foram discutidos três critérios de avaliação, tendo ocorrido votação entre os membros do Comitê, que por unanimidade, decidiram suspender as aulas de forma presencial e que o 1º semestre das aulas no município fosse concluído com aulas de forma remota.

Reunião dos integrantes do Comitê de Combate a Covid-19 em José de Freitas-PI com a secretária Amparo Holanda.

De acordo com os dados epidemiológicos da Covid-19 que foram atualizados no dia 30 de junho de 2022 pela Secretaria de Saúde de José de Freitas, que confirmou 90 casos da pandemia, desse número, 52 dos infectados são da rede municipal de ensino, o que levou o Comitê a orientar a Prefeitura Municipal a suspender as aulas presenciais, o que foi prontamente atendido.

Após este período de suspensão das aulas presenciais, normalmente começará o período de férias escolar e o retorno das aulas está previsto para o dia 3 de agosto de 2022 de forma presencial, cumprindo assim o início do 2° semestre letivo. Isso vai depender de como estiver na época os casos de covid em José de Freitas.


Secretária Amparo Holanda durante reunião com integrantes do Comitê de Combate a Covid em José de Freitas.

A decisão de suspensão das aulas presenciais em José de Freitas foi feita também conforme orientações da Nota Técnica N° 002/2022 da Superintendência de Atenção Integral à Saúde e aos Municípios – SUPA, da Diretoria da Unidade de Vigilância  Sanitária Estadual-DIVISA, no que se refere ao afastamento dos alunos com Covid seguindo os trâmites de notificação adotada havendo as seguintes situações:

SITUAÇÃO 1: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual convivam na mesma sala de aula;

SITUAÇÃO 2: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas do mesmo turno escolar;

SITUAÇÃO 3: Ocorrência de dois ou mais casos suspeitos ou confirmados no qual os envolvidos sejam de salas diferentes ou tenham tido contato com outras turmas em outros turnos.

A Prefeitura Municipal de José de Freitas vem adotando medidas sanitárias e realizando o cronograma de vacinação contra a Covid-19 e Influenza (Vacina da Gripe). A Secretaria Municipal de Saúde pede à população que se vacine e complete o calendário de vacinação, fazendo com que haja o combate e diminuição dos casos de Covid-19 no município.

Vacinação contra a Covid-19 em José de Freitas-PI.

José de Freitas está com 142 pessoas infectadas por Covid-19

De acordo com dados epidemiológicos atualizados neste dia 1º de julho de 2022 pela Prefeitura de José de Freitas, através da Secretaria Municipal de Saúde, o Município de José de Freitas está no momento com 142 pessoas infectadas por Covid-19. Até o dia 30 de junho de 2022 eram 90 infectados pela doença.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, o Centro de José de Freitas está com 26 infectados por Covid-19. Depois aparece o bairro de Fátima (12 casos); Matadouro (12 casos) e o Suco de Uva (11 casos). O bairro Bom Princípio está com 10 casos; Santa Luzia (8 casos); Cidade Nova (7 casos); Ipiranga (6 casos); Marmelada (6 casos); Tijuca (6 casos); Santo Antônio (5 casos); Santa Roa (4 casos); Deus Me Deu (2 casos); Nossa Senhora do Carmo (2 casos); Gusmão (1 caso); São Pedro (1 caso), e São Sebastião (1 caso).

Na zona rural, o povoado Ema está com 7 casos; Caiçara II (6 casos); Olinda (4 casos); Graciosa (3 casos); Carimã (1 caso) e Meruoca (1 caso).

Com informações do Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook