José de Freitas/PI,  7 de dezembro de 2021
 
5 de novembro de 2021 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Programa Pro Alfabetização na Idade Certa é lançado no Município de José de Freitas

Com a presença do prefeito Roger Linhares e do vice-prefeito Antônio Abreu, vereadores e secretários municipais, foi lançado no Município de José de Freitas-PI, na última quinta-feira (4 de novembro de 2021), o Programa Pro Alfabetização na Idade Certa, que foi lançado pelo Governo do Piauí, no dia 24 de maio de 2021, com a expectativa de potencializar a alfabetização de mais de 200 mil crianças até os 7 anos de idade, matriculadas nas escolas públicas de Ensino Fundamental no Piauí.

A solenidade de lançamento do Pro Alfabetização na Idade Certa, em José de Freitas, aconteceu no auditório da Escola Municipal Senhor Carvalho, Centro, onde também foi inaugurada a Sala Leitura Para Todos, simbolizando as demais escolas do município.

Prefeito Roger Linhares e a secretária Amparo Holanda, na solenidade na Escola Municipal Senhor Carvalho.

Na ocasião, as ex-alunas da Escola Municipal Padre Sampaio, Patrícia e Caroline, hoje escritoras, fizeram o lançamento de seus livros. Patrícia lançou o livro “A Magia dos Contos” e Caroline “O Encanto dos Poemas”.

O Programa de Alfabetização na Idade Certa é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para programar em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.

O programa é uma iniciativa da Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC), co-financiada pela Fundação Lemann e Instituto Natura e gerida pela Associação Bem Comum.

Veja como foi a solenidade de lançamento do Pro Alfabetização, em José de Freitas-PI.

A proposta é trabalhar em regime de colaboração com os 224 municípios piauienses para fortalecer a gestão, fornecer material complementar, incentivar as escolas, avaliar os estudantes e formar gestores e professores.

Quando uma criança não se alfabetiza plenamente na idade certa, todo o futuro dela na escola fica comprometido. Esse programa visa ajudar as crianças na sua alfabetização.

Lançamento do Pro Alfabetização Idade Certa, em José de Freitas-PI.

O PRO Alfabetização conta com cinco eixos, são eles: (I) Fortalecimento da Aprendizagem; (II) Fortalecimento da Gestão Municipal e Escolar; (III) Cooperação, articulação e incentivo; (IV) Comunicação e Engajamento; e (V) Avaliação Externa e Monitoramento.

A Secretária Municipal de Educação de José de Freitas-PI, professora Amparo Holanda falou da importância do programa lançado em José de Freitas em parceria com o Governo do Piauí, e afirmou que José de Freitas é um dos municípios que sai na frente na implantação do programa que é muito importante para as crianças. “É muito encorajador contar com pessoas tão dispostas e comprometidas nessa jornada de oportunizar uma Educação de Qualidade”, disse a secretária Amparo Holanda, que vem fazendo um bom trabalho à frente da Educação de José de Freitas.

O prefeito Roger Linhares encerrou os pronunciamentos durante a solenidade, quando falou sobre a importante função dos professores alfabetizadores. “Todos vocês terão que encarar uma grande tarefa daqui para frente, que é alfabetizar o maior número de crianças possíveis, pois, sabemos que em pleno Século XXII, o mercado de trabalho exige conhecimento e desenvoltura e se a escola particular oferece condições, as escolas públicas também terão que oferecer”, disse o prefeito Roger Linhares.

Com informações do Saraiva Repórter


Comentários

icone Facebook