José de Freitas/PI,  21 de outubro de 2019
 
11 de outubro de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Reunião discute a implantação de cooperativa de catadores de coleta seletiva em José de Freitas

Os trabalhadores que recolhem material reciclado em José de Freitas terão a oportunidade de mudar de vida, com a fundação da Cooperativa de catadores de lixo ‘’ Trabalhando com dignidade e ganhando com Honestidade’’. Uma reunião com a participação da Secretaria municipal do Meio Ambiente e Sebrae foi discutido e apresentado o projeto que está próximo de ser consolidado.

Com a parceria da Prefeitura Municipal os catadores de Lixo deverão ter um local onde deve ser montado um centro de triagem, um espaço onde serão depositados material reciclado assim melhorando a qualidade de vida dos catadores de lixo e diminuindo o uso do aterro sanitário e seu uso interno. O trabalho tem como objetivo construir e equipar galpões de triagem, para a coleta seletiva e promover inclusão de catadores de lixo

O Prefeito Municipal Roger Linhares (PP) participou da reunião ao lado do vereador Dante Freitas, secretarios  Fernando Freitas, Pedro Gomes, Zé Iran e o coordenador da Limpeza Neto Caeirá.  ‘’ Estou Feliz em poder participar desta reunião ao lado de amigos que nos ajudam a manter o nosso município limpo e agora com a vinda da cooperativa a vida deles devera mudar.  Agradeço a força de vontade de cada um que está ajudando nesse projeto ‘’ relatou Roger Linhares.  

Para o Secretário de Meio Ambiente Fernando Freitas a proposta da cooperativa vai além das questões ambientais, ela trabalha uma premissa da Lei Nacional dos Resíduos Sólidos: o material reciclável deve ser fonte de renda e inclusão social, explicou Fernando Freitas que acrescentou que é preciso sensibilizar os catadores de que o trabalho é relevante e de grande importância para o meio ambiente. ‘’ Isso é um sonho que está próximo a ser realizado por nos da Semat e toda a gestão’’, explicou Fernando Freitas.

O local onde dever ser construída a Cooperativa de Catadores de Lixo já pode está próximo de ser consolidado. O prédio Odilon Freitas antigo ‘’Pet’’ prédio abandonado pela gestão passada e deve ser as futuras entalações da cooperativa.

Por Mateus Carvalho

[email protected]


Comentários

icone Facebook