José de Freitas/PI,  21 de outubro de 2019
 
1 de outubro de 2019 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

Secretaria Municipal de Educação realiza Formação com Professores da Educação Infantil

Procurando aperfeiçoar e melhorar a qualidade do ensino na rede municipal de educação, a Secretaria de Educação-SEMED vem promovendo formações  em todas as áreas do ensino. Neste sábado 28 aconteceu mais uma  Formação com Professores da Educação Infantil.

A formação aconteceu no auditório da SEMED, sob a coordenação de Léa Campos Pinto e Flaviana Alvarenga, que são as responsáveis pela coordenação da educação infantil no município. A Secretária de Educação do Município, Professora Amparo Holanda tem dado todo suporte para a realização das formações na secretaria.

Com o tema: “Currículo Alinhado à BNCC”, a formadora Clara de Assis, que é graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí, Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Faculdade Santo Agostinho. Abordou vários assuntos procurando esclarecer às Professoras do ensino Infantil que:

A BNCC é um documento que esclarece o que todas as crianças e jovens têm direito a aprender nas escolas e os objetivos que precisam alcançar.

Que o currículo é o caminho para garantir esses direitos e objetivos. São as propostas e estratégias para guiar o que acontece em sala de aula.

Dentro da Formação foram trabalhados em oficina, Campos de Experiência, que dentro da Base estabelece Cinco Campos de Experiência para a Educação Infantil, que indicam quais são as experiências fundamentais para que a criança aprenda e se desenvolva. Os Campos enfatizam noções, habilidades, atitudes, valores e afetos que as crianças devem desenvolver dos 0 aos 5 anos e buscam garantir os direitos de aprendizagem das crianças. Ou seja, o conhecimento vem com a experiência que cada criança vai viver no ambiente escolar.

As oficinas procuram esclarecer que a Base estabelece 5 Campos de Experiência fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Eles são: Eu, o outro e o nósCorpo, gestos e movimentosTraços, sons, cores e formasEscuta, fala, pensamento e imaginação; e Espaço, tempo, quantidades, relações e transformações.

Dentro dos Campos há objetivos de aprendizagem que são divididos em três grupos etários (bebês, crianças bem pequenas e crianças pequenas).

Os Campos de Experiência e os objetivos não têm caráter de currículo, mas servem para auxiliar o professor a planejar atividades com maior clareza do que deve ser desenvolvido em cada fase.


Comentários

icone Facebook