José de Freitas/PI,  25 de julho de 2021
 
3 de maio de 2021 Informações da Postagem: Por Luís Silva Imprimir Postagem

SINTE Núcleo Regional de José de Freitas-PI Inaugura sua Nova Sede Social

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí-SINTE, Núcleo Regional de José de Freitas-PI inaugurou sua sede social nesta última sexta-feira dia 30 de abril de 2021.

A solenidade de inauguração do novo espaço a sede social do SINTE contou com a presença do Excelentíssimo Prefeito Roger Coqueiro Linhares, a Presidente da Direção Estadual Paulina Pereira Silva de Almeida,  a Presidente do SISMUJOF e vereadora Professora Lúcia Ribeiro, a Secretária de Educação Professora Amparo Holanda, a Presidente do SINTE núcleo regional de José de Freitas Maria Gorete de Carvalho Campos, Padre Gilcima de Lima Machado e membros da diretoria.Que logo no inicio ouviram a execução dos hinos nacional Brasileiro e do Estado do Piauí.

No primeiro momento o Padre Gilcimar de Lima Machado fez a benção do local, assim como abençoou todos os presentes, fez uma rápida celebração e pediu pela proteção e saúde de todos que frequentam aquele lugar de trabalho.

A primeira autoridade a fazer seu pronunciamento foi a Presidente Gorete, onde contou um pouco como aconteceu todo trabalho de legalidade do prédio e o trabalho de limpeza e estruturação de toda sede. Em seguida passou um vídeo que comprova toda trajetória do trabalho que foi executado para a limpeza e realização da boa estrutura da sede, foram assim conquista e vitórias. Gorete ainda encerrou fazendo seus agradecimentos a todos aqueles que muito contribuiriam para a realização desta grande conquista.

Outros pronunciamentos. 

Presidente da Direção Estadual Paulina Pereira Silva de Almeida, que veio com uma pequena comitiva entre eles seu vice-presidente Kassio.

Prefeito Roger Coqueiro Linhares

Presidente do SISMUJOF e vereadora Professora Lúcia Ribeiro

Secretária de Educação Professora Maria do Amparo Holanda da Silva

O evento teve a animação do músico Bolica, que sempre tem um repertório apropriado para cada ocasião que agrada a todos.

Durante o evento foram descerradas as duas placas que cravam os dados da entidade. Uma com o nome dos membros da diretoria e a outra é um memorial, sobre a nascente do clube, a piscina.

Placa N° 2 -MEMORIAL

PRIMEIRA PISCINA RÚSTICA NATURAL DE JOSÉ DE FREITAS.

PRIMEIRA NASCENTE PERMANENTE IDENTIFICADA PELO ENTÃO PREFEITO MUNICIPAL, JOSÉ DE ALMENDRA FREITAS NO INÍCIO DO SÉCULO XX.

NASCENTE ESSA QUE ABASTECEU O RIACHODO OLHO D’AGUA ATÉ  OS ANOS 40 DO SÉCULO PASSADO FAZENDO UM PERCURSO DE ATÉ  DOIS KM DE DISTÂNCIA.

CLUBE SOCIAL DENOMINADO IPIRANGA, CONSTRUIU FEZ A CONSTRUÇÃO DA PRIMEIRA PISCINA RÚSTICA NO ENTORNO DA NASCENTE.

A PISCINA NATURAL TEVE SEU AUGE NOS ANOS 60, RECEBENDO VISITANTES DE TODO PIAUÍ.

EM 1984 PASSOU A PERTENCER A APJOF, ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DE JOSÉ DE FREITAS,  DOADA PELA PREFEITURA MUNICIPAL.

A PARTIR DE JUNHO DE 2019, O SINDICATO DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO BÁSICA PÚBLICA  DO ESTADO DO PIAUÍ, DEU INÍCIO A RECUPERAÇÃO DA NASCENTE PERMANENTE DA PISCINA NATURAL .PASSANDO ASSIM A PERTENCER POR DIREITO A ESSA CATEGORIA

Membros da diretoria.

Foi servido um jantar aos convidados. O cerimonial ficou por conta de Paulo Craveiro, sendo que a inauguração foi feita através de uma live para evitar aglomerações, a transmissão ficou por conta da Web TV JF Diário.

Cerimonial de Inauguração SINTE-José de Freitas (Discurso de abertura do Cerimonialista)

A educação é um direito social de todos, assegurado pela Constituição Federal e de competência comum da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios. Junto com saúde e segurança pública, é um dos deveres mais importantes de todas as esferas governamentais e, por isso, possui uma significativa legislação que visa garantir não só com que os governos cumpram suas obrigações, mas também com que a educação cumpra sua função social.

Ensinar e aprender faz parte da natureza humana, e o processo de formação do cidadão e da cidadã ocorre desde o nascimento, através de ações contínuas que organizam a forma de ser de uma sociedade. Nesse contexto, o profissional da educação ocupa lugar central, cumprindo a tarefa de cuidar da formação dos que chegam até a escola.

O Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Estado do Piauí-SINTE  reafirma seu compromisso com a defesa da vida e do direito à educação. No atual cenário da pandemia causada pelo novo corona vírus a sua missão primordial comporta o cuidado com vidas e valorizar os professores é sua condição fundamental para a melhoria da escola pública, e deve integrar as políticas públicas.

Hoje o SINTE regional núcleo de José de Freitas tem motivos para comemorar conquistas e vitorias com a aquisição de um novo espaço social como esta sede que ora estamos inaugurando.

Senhoras e Senhores boa noite!

Sejam bem-vindos a inauguração da nova sede social do Sinte regional de José de Freitas-PI.

Fonte: Paulo Craveiro News


Tags:

Comentários

icone Facebook